O Cannolo da Pizzaria Trecento Sessanta

enter image description here

“Leave the gun. Take the cannoli” (Peter Clemenza in “The Godfather”)

Há umas semanas, se pudesse pedir um último desejo para 2016, seria um final feliz. Seria pedir muito? Talvez. Mas pedir não custa e num ano recheado de projectos pessoais e profissionais bem sucedidos, não faria sentido ser de outra maneira. Para os mais pessimistas esse final feliz seria visto, à boa maneira portuguesa, por um canudo, claro. Mas, curiosamente, foi mesmo por um canudo que saboreei esse final feliz. Um “cannolo” italiano, feito por um português, numa pizzaria de bairro, capaz de encher a barriga e a alma de esperança para 2017.

Sem a recomendação de um bom amigo, confesso que nunca lá chegaria. A Pizzaria Trecento Sessanta abriu há poucos meses na Praça do Junqueiro, nas traseiras da avenida marginal, e vista de fora é apenas mais uma pizzaria. Lá dentro, o caso muda de figura. Há pizzas, sim senhor, mas estas são feitas com matéria-prima de alto gabarito e estão ao nível das melhores de Lisboa. Para além de boas pizzas, a carta das sobremesas garante diariamente o tal canudo doceiro, sempre fresco, que não se encontra em muitos restaurantes italianos por cá.

enter image description here enter image description here enter image description here enter image description here

O “cannolo” é um doce típico da Sicília, em forma de canudo, que se recheia com um creme à base de ricotta de leite de cabra e açúcar, podendo sofrer algumas adaptações consoante a região de Itália em que é feito. É uma sobremesa, mas para os mais gulosos também pode servir como um snack para ser comido ao longo do dia. Tudo depende da fome e da gula.

Na Trecento Sessanta, o chef Miguel Porto pegou nessa tradição italiana e deu-lhe uma volta. Um atrevimento consciente e feito com toda a autoridade, já que o cozinheiro passou uma longa temporada em Itália a aprender as técnicas e as receitas da típica gastronomia italiana. Na impossibilidade de encontrar diariamente a melhor ricotta de leite de cabra, optou por um gelado de queijo da dita, cuja receita desenvolveu em parceria com a geladaria Don Pavili, na vizinha Oeiras. Depois de recheado, o cannolo leva um “banho” de pistachos nas pontas que fazem parelha crocante com a massa frita e um contraste delicioso com o gelado adocicado.

Por isso, se algum dia passarem pela Trecento Sessanta, lembrem-se das palavras sábias do Peter Mendonza: “take the cannoli”. O padrinho agradece.

(este post não é patrocinado)

enter image description here

Pizzaria Trecento Sessanta

Praça do Junqueiro, 1C - Carcavelos

Tel.: 308 805 014

Aberto todos os dias das 12 às 24.

Últimas Histórias